• (11) 5576-9222

Pré-Agendamento

Faça o pré-agendamento de seu atendimento que em breve entraremos em contato.

Entrega dos Exames

Solicite a entrega de seu exame via moto-boy. Entrega de Segunda a Sexta-Feira no horário das 08:00 às 18:00.

Pré-Agendamento

Faça o pré-agendamento de seu atendimento que em breve entraremos em contato.

Entrega dos Exames

Quem Somos

Conheça mais sobre a
Radioclínica e sua história.

Convênios

Veja a lista dos convênios
atendidos pela Radioclínica

Saiba mais informações e
a nossa localização!

Clínica de Exames Laboratoriais

Os exames laboratoriais são realizados por biomédicos, bioquímicos, farmacêuticos, biólogos e médicos. Objetivo do exame laboratorial é diagnosticar doenças, mas, também são realizados nos exames de rotina, o famoso check-up.Hoje, falaremos quais são os principais exames laboratoriais, os exames laboratoriais mais importantes para crianças e os cuidados que o laboratório deve tomar antes da realização do exame.

Conheça os principais exames de laboratório

Quem tem o check-up em sua rotina já percebeu que o médico sempre solicita determinados exames. Isso não é coincidência e você descobrirá agora quais são os principais exames laboratoriais de rotina e o que cada um detecta:

Exames de sangue

• Hemograma: contagem dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas vermelhas. As doenças diagnosticadas pelo hemograma são anemia, problemas na coagulação, infecções e inflamações;
  • Colesterol: quantifica o VDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom). O exame de colesterol detecta problemas cardíacos;
  • Glicose: analisa se a absorção da glicose está dentro de parâmetros normais.É uma ferramenta para diabéticos controlarem sua condição;
  • Ureia e creatina: os exames de ureia e creatina identificam problemas nos rins, órgão que filtra o sangue;
  • Ácido úrico: o ácido úrico é uma substância resultado da digestão das proteínas. O excesso de ácido úrico forma cristais que se alojam nas articulações e nos rins. O exame de ácido úrico diagnostica doenças renais e gota.;
  • TSH e T4 livre: exames que identificam e controlam problemas na glândula tireoide. Os exames TSH e T4 livre costumam entrar na rotina de saúde a partir dos 30 anos, principalmente para as mulheres;
  • Albumina: exame que mede a quantidade de albumina, proteína sintetizada na fígado. O exame de albumina diagnostica cirrose e demais doenças do fígado.

Exames de urina e fezes

• Urina tipo 1: mapeia a situação dos rins e identifica infecção urinária;
  • Urocultura: identifica a presença de bactérias nocivas na urina;
  • Sangue oculto: verifica a presença de sangue nas fezes. O pré-exame leva quatro dias. Nos três primeiros o paciente faz uma dieta especial e no quarto faz a coleta;
  • Coprocultura: identifica a presença de bactérias nas fezes;
  • Sudam III: identifica se o paciente tem gordura nas fezes. Se o resultado for superior a 6%, uma das ações é começar uma dieta com menos gordura.

Quais os principais exames laboratoriais solicitados para crianças?

Para os pequenos, os exames laboratoriais mais comuns são hemograma, glicemia, ferritina, ferro sérico, perfil lipídico, TSH e T4 e T3. Conheça os problemas diagnosticados por cada um:

• Glicemia: mede a quantidade de glicose em jejum de 8 a 12 horas;
  • Ferritina: identifica a quantidade de ferritina, proteína produzida no fígado responsável pela armazenação de ferro no organismo;
  • Ferro sérico: identifica se a pessoa está com deficiência ou excesso de ferro;
  • Perfil lipídico: conjunto de exames que reúne medicação do colesterol bom, colesterol ruim e triglicérides. Tem a função de detectar riscos de doenças cardíacas;
  • TSH: importante para diagnosticar doenças na tireoide;
  • T4 e T3: mede a quantidade dos hormônios T4 e T3 produzidos pela tireoide. Detecta hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Quais cuidados que o laboratório deve ter antes dos exames laboratoriais?

Para que os resultados dos exames laboratoriais sejam precisos, o laboratório precisa tomar algumas medidas, confira:

• Para exames que demandam jejum, falar para o paciente que a quebra do jejum afeta o resultado do exame;
  • Quando o exame precisar de dieta especial, orientar o paciente sobre os alimentos permitidos e proibidos;
  • Explicar que o uso do álcool e fumo devem ser interrompidos antes do exame para não alterar o resultado dos exames laboratoriais.

Radioclínica TADAO MORI

A Radioclínica Tadao Mori, realiza exames de Ressônancia Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia, Mamografia, Densitometria Óssea, Radiologia Geral e Exames Laboratoriais.