• (11) 5576-9222
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Image

Mamografia

O exame de mamografia é um exame de imagem que diagnostica o câncer de mama usando a mesma radiação do raio-X comum. Mas, o ginecologista pode solicitar biópsia e outros exames como o ultrassom das mamas para confirmar a existência de tumores malígnos.É um dos exames mais comuns na rotina médica e aqui você descobrirá a partir de qual idade a mamografia é indicada, como ela é feita e qual a preparação.

Tempo de duração deste exame:

De 15 à 30 minutos.

O exame deve ser agendado previamente. No dia marcado, chegar com 15 minutos de antecedência.

 

Preparo e informações:

De preferência marque o exame para a semana após a sua menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis.

Se tiver mamografia anterior, não esqueça de levá-la no dia do exame, para comparação.

Não use cremes, talco ou desodorante no dia do exame.

O que é e qual indicação do exame de mamografia?

A mamografia é o exame ginecológico de imagem que usa raio-X para detectar o câncer de mama. Porém, o exame de mama pode não ser suficiente para diagnosticar o câncer de mama e o médico solicita biópsia e também ultrassom das mamas. Uma clínica de mamografia realiza dois tipos de mamografia, conheça:

 

  • Mamografia convencional: as imagens do procedimento ficam armazenadas em um filme. Se o filme apresentar qualquer problema, a paciente precisará repetir o exame;
  • Mamografia digital: o raio-X é convertido em sinal elétrico e este sinal elétrico vai para um computador. A mamografia é mais eficaz do que a mamografia convencional, porque as imagens ficam guardadas no computador permitindo sua recuperação e ajuste para melhorar a visualização. Softwares são usados para analisar as imagens da mamografia digital.

Quando fazer o exame de mama?

A Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia defendem que o procedimento deve ser pedido a partir dos 40 anos. O Instituto Nacional do Câncer afirma que o ginecologista deve pedir o procedimento às pacientes a partir dos 50 anos.

 

Qual a preparação e como é feito?

O exame de mama é menos doloroso quando realizado antes da menstruação. Outro cuidado é não ir de vestido, porque a mulher precisa tirar a parte de cima da roupa. A roupa ideal é calça e blusa com botões frontais. A clínica de mamografia orienta ainda que a mulher lave muito bem as axilas e não use desodorante e talco. Para fazer o exame a mulher é posicionada no mamógrafo e tem as mamas pressionadas por aproximadamente 15 minutos.

Causa câncer de tireóide?

Não! Isso do exame de mamografia causar câncer de tireóide e de qualquer outro tipo é um boato que circula nos aplicativos de mensagem e redes sociais que deve ser ignorado.

Radioclínica TADAO MORI

A Radioclínica Tadao Mori, realiza exames de Ressônancia Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia, Mamografia, Densitometria Óssea, Radiologia Geral e Exames Laboratoriais.