• (11) 5576-9222
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Image

Ressonância Magnética

Confira o pré-preparo para a realizar a ressonância magnética:

01
Chegar a clinica com 30 minutos de antecedência para entrevista e orientação.
02
Estar com os cabelos secos e sem nenhum tipo de substância química como: gel, laque, etc.
03
Estar sem maquiagem.
04
Pacientes com marca-passo cardíaco, neuroestimuladores, estão proibidos de realizar exames de Ressonância Magnética.
05
Jejum de 3 horas para pacientes que serão submetidos a esse exame.
06
Pacientes portadores de clip de aneurisma cerebral farão o exame somente com a confirmação da procedência do mesmo (marca, tipo do material).
07
Pacientes portadores de pinos e próteses metálicas poderão realizar o exame, dependo da região a ser estudada.
08
Pacientes com Holter poderão realizar o exame, somente após a retirada do aparelho.
09
Pacientes claustrofóibicos, com movimentos involuntários, crianças não colaborativas, demência, são casos em que se requer a anestesia geral, e sugerimos que seja feita em ambiente hospitalar.
10
Necessidade de jejum de 6 horas para pacientes que serão submetidos a exames de colangiografia.
11
Trazer exames anteriores.
12
É aconselhável a não realização do exame em pacientes ate o 3º mês de gravidez.
13
Pacientes submetidos a cirurgia de catarata poderão realizar o exame normalmente.

Informações complementares:

É vedada a entrada na sala e exames com objetos metálicos, tanto para os pacientes como para os acompanhantes.

  • É autorizada a entrada de acompanhantes na sala de exames.- Não será possível a realizacão deste exame em pacientes com peso acima de 110 kg
  • A maioria dos exames são realizados com pacientes dentro de uma formacão tubular do aparelho de Ressonância Magnética que mede 60cm de raio por 2,40m de comprimento (por exemplo crânio, sela turcica, mastóides, coluna cervical, lombar e sacroccigeana, ombros, tórax, abdome e pelve) e e preciso ficar imóvel durante o exame que habitualmente tem uma duracão de 30 minutos.

Entrega de Exames

Pacientes que realizarem a Ressânancia Magnética poderão receber o resultado deste exame em sua residência ou no consultório de seu médico.

A entrega poderá ser feita nos seguintes bairros da grande São Paulo:

Jardins, Itaim, Vila Mariana, Vila Clemente, Santana, Ipiranga, Centro, Campos Elíseos, Bom Retiro, Barra Funda, Perdizes, Pacaembu, Pinheiros, Lapa, Moema, Vila Nova Conceicão, Paraiso, Vila Olímpia, Campo Belo, Jabaquara, Brooklin, Jardim da Saúde.


Marcação de Exames:

Tel.: (0xx11) 5576-9222

O exame de ressonância é usada para diagnosticar traumas ortopédicos, cervicais, abdominais, tumores, coágulos, doenças cardíacas e doenças degenerativas. A ressonância é um exame sem radiação e que possui mínima probabilidade de erro. Preparamos este pequeno guia com informações sobre indicações, preparação, como é feito e quem fazer o exame de ressonância magnética.

O que é o exame de ressonância magnética?

O exame de ressonância é um exame de imagens em 3D desenvolvido na década de 70. As imagens são geradas pelo campo magnético e a radiofrequência do ímã da máquina de ressonância. Essa combinação resulta em imagens horizontais e verticais em camadas.É um exame sem iodo, logo, não possui radiação podendo ser realizado em pacientes de várias idades, incluindo bebês e crianças. A análise do exame é feita por meio de um software.

Quais indicações da ressonância magnética?

É um exame que analisa as condições de órgãos internos, ossos e tecidos. Os neurologistas usam a ressonância para investigar a situação dos vasos sanguíneos no cérebro, a fim de identificar tumores e até mesmo diagnosticar derrames cerebrais na fase inicial.

Os ortopedistas solicitam o exame para identificar problemas nos músculos, cartilagens e tecidos moles e conseguem diagnosticar fraturas, tendinites, lesões nos ligamentos dos joelhos, pulsos e tornozelos, além de infecções na medula espinhal. Mas, o alcance dele vai além, anormalidades na região pélvica e abdominal, infarto e câncer são problemas diagnosticados pelo exame de ressonância.

Como é feito o exame de ressonância magnética?

Atualmente, toda clínica de ressonância que se preze possui não apenas as máquinas mais modernas, como investe também em deixar o paciente tranquilo. Isto é fundamental, já que o exame leva de 20 a 40 minutos. O paciente deve estar em jejum de seis horas para fazer o exame.

Ele se deita na maca sem brincos, piercings e nada que tenha metal. Ele recebe fones de ouvido, porque a máquina faz um barulho incômodo por todo o período do exame. A pessoa também precisa ficar imóvel durante todo o tempo do exame. Quando for detectado algum movimento, por mais sutil que seja, o procedimento é reiniciado.

Hoje, o tubo da máquina de ressonância é um tubo largo e curto que deixa a cabeça e a barriga cobertos. Isso é algo que traz tranquilidade às pessoas com claustrofobia. Voltando ao posicionamento do paciente, para ressonâncias cardíacas, a cabeça pode ficar quase fora do equipamento.

Como é feito a ressonância magnética em crianças?

Como o exame exige que o paciente fique parado, o responsável pelo atendimento da criança na clínica de ressonância deverá aplicar uma anestesia geral leve. Antes de aplicar a anestesia, a criança é avaliada pelo anestesiologista. Nessa consulta, o profissional deverá identificar condições que condições que possam causar complicações.

Contraindicações da ressonância magnética

Mesmo sendo um exame seguro para o paciente, algumas condições impedem ou exigem uma análise do profissional da clínica de ressonância para a realização. Conheça algumas das contraindicações do exame de ressonância:

  • Marcapasso cardíaco;
  • Marcapasso cerebral;
  • Clip de aneurisma cerebral;
  • Placas, pinos e parafusos nos ossos;
  • Prótese vascular;
  • Stent vascular;
  • Implante coclear;
  • Desfibrilador cardíaco implantável;
  • Clipes vasculares metálicos;
  • Projétil de arma de fogo alojada no corpo.

Radioclínica TADAO MORI

A Radioclínica Tadao Mori, realiza exames de Ressônancia Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia, Mamografia, Densitometria Óssea, Radiologia Geral e Exames Laboratoriais.